quarta-feira, março 23, 2005

Na Europa é assim, em Portugal...

Não seria bom que se pegassem neste exemplos de sucesso e se aplicassem , sem complexos ,ao Portugal de hoje?Mas enfim,isto sou só eu a sonhar.



Sessenta anos após o seu encerramento, a linha de

caminho de ferro Canes-Grosse será reaberta sábado

próximo. Para marcar o acontecimento, François Goulard,

secretário de Estado aos Transportes, e Michel

Vauzelle, o presidente da Região Provença- Alpes Cote

d'Azur. A nova linha de 19 quilómetros, cujos trabalhos

foram lançados no âmbito do contrato-plano

Estado-Região 2000-2006, custou 48,75 milhões de euros

co-financiados pelo Estado (25%), pela Região (43,5%),

Alpes-Mariti esquecer um investimento de 4,5 milhões de

euros para a reconstrução da estação de Grosse e 4

Apeadeiros. A linha permitirá, à razão de um comboio

expresso regional por hora, num trajecto de 25 minutos,

irá transportar 3.200 pessoas por dia no Inverno e

4.000 pessoas no Verão. "esta nova linha está integrada

no RER da Costa de Azul porque, além da rota Cannes-

Grosse, continua para Antibes, Nice, Queixo e

Vintimille", sublinha Pierre Saracino, director

delegado na direcção regional da SNCF. Desde a

regionalização do Caminho de Ferro em 1995, assiste-se

ao renascimento do transporteferroviário local.

Anteriormente, a SNCF fechava regularmente pequenas

linhas regionais deficitárias para concentrar os seus

meios sobre o desenvolvimento do TGV. Em Provença-

Alpes, Cote d'Azur, a autarquia fez dele uma das suas

prioridades. No contrato-plano, o caminho de ferro

beneficia de um investimento global de 460 milhões de

euros. Consequentemente, o tráfego aumentou de 50% em

seis anos. Mas as infra-estruturas e o material estão

próximos da saturação,indicou Michel Vauzelle, o

presidente do conselho regional.

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