Não seria bom que se pegassem neste exemplos de sucesso e se aplicassem , sem complexos ,ao Portugal de hoje?Mas enfim,isto sou só eu a sonhar.
Sessenta anos após o seu encerramento, a linha de
caminho de ferro Canes-Grosse será reaberta sábado
próximo. Para marcar o acontecimento, François Goulard,
secretário de Estado aos Transportes, e Michel
Vauzelle, o presidente da Região Provença- Alpes Cote
d'Azur. A nova linha de 19 quilómetros, cujos trabalhos
foram lançados no âmbito do contrato-plano
Estado-Região 2000-2006, custou 48,75 milhões de euros
co-financiados pelo Estado (25%), pela Região (43,5%),
Alpes-Mariti esquecer um investimento de 4,5 milhões de
euros para a reconstrução da estação de Grosse e 4
Apeadeiros. A linha permitirá, à razão de um comboio
expresso regional por hora, num trajecto de 25 minutos,
irá transportar 3.200 pessoas por dia no Inverno e
4.000 pessoas no Verão. "esta nova linha está integrada
no RER da Costa de Azul porque, além da rota Cannes-
Grosse, continua para Antibes, Nice, Queixo e
Vintimille", sublinha Pierre Saracino, director
delegado na direcção regional da SNCF. Desde a
regionalização do Caminho de Ferro em 1995, assiste-se
ao renascimento do transporteferroviário local.
Anteriormente, a SNCF fechava regularmente pequenas
linhas regionais deficitárias para concentrar os seus
meios sobre o desenvolvimento do TGV. Em Provença-
Alpes, Cote d'Azur, a autarquia fez dele uma das suas
prioridades. No contrato-plano, o caminho de ferro
beneficia de um investimento global de 460 milhões de
euros. Consequentemente, o tráfego aumentou de 50% em
seis anos. Mas as infra-estruturas e o material estão
próximos da saturação,indicou Michel Vauzelle, o
presidente do conselho regional.
quarta-feira, março 23, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário