terça-feira, fevereiro 22, 2005

Mais um episódio sobre o "Metro" do Mondego

[ Penso que só um cego é que não quer ver. O Metro é uma boa solução para mobilidade Urbana . Não está apto para o serviço Suburbano/Regional.
Espero que o bom senso prevaleça. Apoio Incondicionalmente o Presidente da C.M.da Lousã pela sua força. Espero que proponha a solução acima apontada commo a mais adequada.]

Em anexo, artigo do Jornal de Noticias de hoje, 22-02-05

Concurso dependente da Câmara Municipal da Lousã


O modelo de concurso, explicou ontem a Sociedade Metro Mondego (SMM), deixa em aberto a solução tecnológica para ligar Ceira (à saída de Coimbra) à Lousã. Uma possibilidade que tem gerado alguma polémica, pois em última análise o metropolitano poderá fazer apenas o traçado urbano em Coimbra, ficando a restante parte da linha a ser efectuado por outro meio de transporte.

Todavia, as condicionantes impostas, bem como os encargos associados, frisou Guilherme Carreira, da SMM, deixam pouco margem de manobra, sendo esta, para já, uma hipótese remota.

A outra questão polémica, prende-se com a exclusão do troço Lousã-Serpins, que passará a ser garantida por rodovia. Uma opção que já levou a Câmara da Lousã a ameaçar impugnar o concurso. Algo que poderá não ser necessário, já que bastará ao município não assinar o protocolo que está a ser negociado com a SMM e as três Câmaras abrangidas (Coimbra, Lousã e Miranda do Corvo). "Se tal não se verificar, o concurso será suspenso por 15 dias. Mantendo-se o impasse, prevê-se a extinção do procedimento concursal, sem direito a qualquer indemnização para os participantes no concurso", refere o parecer que permitiu o lançamento do concurso.

Já ontem, em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara, Fernando Carvalho, mantinha a intenção de não assinar o protocolo pois exige a integração de Serpins na rota ferroviária. "Vamos até às últimas consequências", disse. JLC

Sem comentários: