segunda-feira, fevereiro 14, 2005

Desabafo

Temo bem que o pais saiu fora dos carris....

Receio que chegaremos a 2014 a discutir, enterrando fundos em papelada, em lautos jantares, em combustíveis e ajudas de custo em pseudo reuniões....

Abomino, as Ciclovias, num pais que não anda de bicicleta e não gosta de campo, por aquilo que elas representam, e o verdadeiro motivo porque estão na moda.

Não tenho estômago para autarcas para quem uma acessibilidade é um pedaço de alcatrão, para passear o "bmw" comprado à custa do érario publico.

Impressiona me este povo Torpe, cujo objectivo é ter um automóvel, para matar e ser morto no dia a seguir....e toda a gente achar normal.

Enternece me pensar que o comboio foi a riqueza mais importante deste povo que agora o despreza, só porque tem dois tostões emprestados.

Sinto saudades de um pais, orgulhoso, que viu crescer Cidades à beira da Linha, povoações que singraram apoiadas no caminho de Ferro, do burburinho, do silvo de uma locomotiva avisando que o comboio estava a chegar, locais agora abandonados, enferrujados, vandalizados, onde a vegetação engole estações outrora cheias de vida.


Lembro, através da bruma, quando o Caminho-de-ferro servia o povo, e a Industria; Ainda ontem vi, uma Cidade de onde o comboio partiu há 10 anos...e nunca mais voltou a cidade, e as vilas, as aldeias, por onde o comboio passava, ficaram isoladas, para sempre.

Suspeito que as soluções existem, e são conhecidas por quem as pode aplicar, mas não as quer praticar…

Sinceramente, este país não existe! [ou quando Lobbie (força oculta) não passava de uma palavra desconhecida num qualquer dicionário de estrangeirismos)



Perdoem o desabafo se excessivo, mas sabem-se certas coisas que roçam o absurdo.

1 comentário:

Anónimo disse...

É verdade... há muita gente a dormir por esse portugal... o que lhes interessa e trabalhar, comer e dormir. ah, e ter carro para fazer figura.
Como é que ninguém se lembra de aproveitar a beleza única daquela desactivada linha internacional de barca d'alva?
Como é que ninguém se lembra de dotar oliveira de azeméis, sta maria da feira e s joão da madeira com uma linha decente? e barcelos e viana do castelo? e o algarve, já agora? linhas que podiam mover muita gente, mas que assim n movem quase nada!
Mas num país em que a modernização da linha do norte demora uma década ou mais, isto até é normal. :|