domingo, fevereiro 06, 2005

Em época Eleitoral,subitamente, o caminho de ferro ganhou importância vital

Recentemente, o ministro da Presidência, Morais Sarmento, esteve na Beira Interior, na Covilhã , prometendo o que não está seguro de cumprir, provocando um fogo de vista e uma esperança naquele povo negligenciado.

É até possivel levar o Alfa Pendular até à Guarda via Beira Baixa, mas n será nem rentável , nem viável em termos de desgaste de material , visto o percurso Belmonte-Guarda, ser feito de desfiladeiros, curvas apertadas, e túneis.

Inclino-me mais para duas opções:
-A viagem inaugural será feita em Alfa Pendular desde Lisboa até à Guarda Via Beira-Baixa, numa operação de Charme.
-Será Adquirido material circulante similar aos Alaris Espanhóis, mais adequados a traçados deste tipo.

A ver Vamos.

De seguida, a notícia, retirada do Jornal do Fundão de 04-02-05


Morais Sarmento analisa acessibilidades
«Fomos nós que fizémos a electrificação da linha da B. Baixa»
“NA ÚLTIMA campanha para as legislativas, o engenheiro José Sócrates candidatou-se por este distrito, com um slogan: electrificação da linha da Beira Baixa, cumprimos. Mas fomos nós que a fizemos e somos nós que estamos a acabar”. Foi desta forma que Morais Sarmento, o cabeça de lista do PSD pelo distrito, reclamou, na última segunda-feira, a modernização da linha da Beira Baixa como uma obra dos governos do PSD, anunciando ainda que a electrificação da linha ferroviária até Castelo Branco ficará concluída em Maio. Durante a viagem de comboio que realizou entre Lisboa e a capital de distrito, com os restantes candidatos, o número um da lista do PSD espera que, já a partir de Outubro de 2006, a viagem até à Guarda possa ser feita num alfa pendular.

As obras de modernização da linha da Beira Baixa, um investimento global que ronda os 180 milhões de euros, dos quais 80 milhões foram já executados, permitirá, segundo Morais Sarmento, reduzir em cerca de uma hora a duração da viagem, tendo sido suprimidas 200 de um total de 300 passagens de nível em todo o percurso.

“Esta linha conhece também, por intervenção dos governos do PSD, uma série de obras de remodelação das principais estações de Castelo Branco, Fundão e Covilhã”, adiantou.

Questionado pelo JF se conhece a alternativa à A23 e se está também disposto a viajar por essa via, Morais Sarmento insistiu no facto do governo começar por “falar verdade e dizer ao país quais os custos pendentes da desgovernação socialista”. E garantiu, uma vez mais, que “os residentes de Castelo Branco e as empresas que aqui têm o seu domicílio fiscal não pagarão portagens em todo o percurso da A23”.



1 comentário:

Anónimo disse...

As tretas do costume...
O que vale é que eles arranjam sempre maneira de ficar com os louros... ou porque lançaram a ideia, ou porque aprovaram o projecto, ou porque cortaram uma fita...
É um vício que alcança todos os partidos.
Decepcionante.
Nós não precisamos de mais políticos. Para pôr os interesses do partido (já nem digo os pessoais) acima de tudo, já temos muitos em Portugal, obrigado.
Nós precisamos é de administradores, homens e mulheres, gente séria e informada, com noção daquilo que estão a fazer, que não falem de cor num rasgo dramático, mas que actuem com base na opinião dos especialistas.
Vejam a TAP. Estava condenada, já lhe preparavam a mortalha... está a dar LUCRO!!! A cada dia que passa GANHA PRESTÍGIO!!!
Qual é o segredo? Motivação, empenho, dedicação, a luta por causas comuns, a contribuição de cada um para o sucesso.
Li certa vez que os trabalhadores da TAP, a certa altura, até sugeriram que o presidente da empresa devia ser aumentado... porque merecia.
Quantos governantes já tiveram esse prestígio? Esse reconhecimento?