quarta-feira, março 30, 2005

Espero bem que saia do papel para os carris.

Publico, 30-03-05


Câmaras e CP estudam relançamento do ramal Setil-Vendas Novas

jorge talixa

Troço tem cem anos mas há vinte que deixou de transportar passageiros

As câmaras ribatejanas do Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos estão a negociar com a CP o relançamento do serviço de transporte de passageiros no ramal ferroviário que liga o Setil (Cartaxo) a Vendas Novas. Suspensos desde Janeiro pela transportadora ferroviária, por alegada falta de procura, os comboios de passageiros foram substituídos provisoriamente por autocarros naquele trajecto, mas as autarquias nunca se conformaram e resolveram conjugar esforços para convencerem a CP a retomar a circulação.
O assunto motivou uma reunião realizada na semana passada e as conversações prosseguirão na primeira quinzena de Abril. Em apreciação está uma proposta das autarquias, em que estas admitem suportar alguns "custos sociais" que compensem o eventual défice inicial de exploração. As três edilidades estarão na disposição de contribuir para a construção de parques de estacionamento junto às estações e apeadeiros do ramal e para a criação de carreiras de autocarros que liguem os seus principais núcleos urbanos aos locais de paragem dos comboios. As câmaras admitem, também, ajudar a CP a suportar o funcionamento inicial da linha, enquanto não for atingido um patamar mínimo de passageiros.
O ramal Setil-Vendas Novas completou, no ano passado, cem anos de existência, mas está agora sobretudo vocacionado para o transporte de mercadorias, porque a sua função de transporte de passageiros entrou em franca decadência nos últimos 20 anos. Em Janeiro passado, a CP suspendeu este serviço alegando que tinha muito pouca procura. As autarquias locais manifestaram a sua discordância, considerando que o escasso número de comboios e os seus horários também contribuíram para o desinteresse da população.
Na última reunião entre autarcas e técnicos da CP, a empresa apresentou uma proposta de horários para o percurso Coruche-Setil, que deverá permitir a deslocação entre Coruche e a grande Lisboa em cerca de uma hora. Os passageiros mudarão de comboios no Setil, apanhando composições regionais que fazem o trajecto Tomar-Lisboa. A proposta da CP prevê cinco circulações diárias (ida e volta) no ramal Setil-Vendas Novas, às 7h00, 8h00, hora de almoço, 18h30 e 20h00.
Também a deputada Luísa Mesquita (PCP) se mostra interessada no problema e dirigiu, na semana passada, um requerimento ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, em que pretende saber se a CP vai concretizar alguma intervenção neste troço ferroviário e nas suas estações "assegurando melhores condições de transporte, horários mais adequados e, consequentemente, mais utilizadores e mais receitas".
A parlamentar comunista solicita informação sobre os custos e as receitas anuais do ramal, sobre os custos e receitas do serviço alternativo concessionado à Rodoviária do Alentejo e sobre os horários que existiam no transporte ferroviário e os que existem, agora, no serviço rodoviário.

1 comentário:

Anónimo disse...

http://chibo.blogspot.com/