domingo, junho 05, 2005

Mais uma mudança de horário, mais uma bofetada no Caminho de Ferro

É triste, muito triste o que poderá acontecer após 29 de Junho;

Será eliminado o histórico comboio Internacional Porto-Vigo, quase centenário,supostamente pelo motivo do costume," não é rentável;No outro lado, as estatísticas afirmama que não, que o Internacionaljá faz parte da vida de quem usa, da população que o vê passar. Parte de vigo com cerca de duas dezenas de utilizadores e chaga ao destino, no Porto, completamente lotada.

Quem mente?

A frivolidade da operadora terá porém outro motivo:
Com o crescente interesse da operadora ferroviária Argentina, a CP deverá alienar parte do material, maioritariamente Diesel, do seu parque mais antigo.
Antigo não significa obsoleto, pois esse material circula ainda em serviço comercial.Dai, será necessário deslocar material de um local para outro.

Prevê-se que as UDD´s usadas no Minho, e Oeste (e neste Internacional) passem a assegurar a Linha da Lousã, sendo as Automotoras Allan, deslocadas para os Regionais do Alentejo e Algarve,Reformando as velhas Nohab´s no Alentejo,e , no Algarve,dado o Interesse dos Argentinos nas UTD´s 0600, não sei...

Também em outros locais, a operadora de tudo faz, para incitar o uso...do automóvel...e triste e, penso que nem no 3º mundo.
No Minho, terminam os regionais directos de Viana do Castelo para o Porto;Curiosamente, no início deste ano essa intenção tinha sido anunciada, mas perante as queixas dos autarcas, a administração voltou atrás..até agora.
Assim, quem pretender chegar ao Porto vindo de Viana, deverá trocar Em Nine.

Também, com o advento da Eletrificação na Beira Baixa, a CP pretende continaur a levar o Intercidade para Castelo Branco, recorrendo a material Diesel, sendo que só os Regionais, serão efectuados por material elétrico, UTE´s Renovadas.

Por falar em Regionais... um pouco de história;

Há dez anos, era possivel vir de Guarda a Lisboa via beira-baixa sem transbordo.

Há 5 anos anos era possível vir da Guarda a Lisboa,via beira baixa com um transbordo na Covilhã.

Hoje, é possível vir da Guarda a Lisboa via beira baixa com...3 transbordos
.

Quem disse que a Evolução é sempre para melhor? Na CP, é sempre para pior.ATÉ QUANDO!!!!!????

Sem comentários: