quinta-feira, maio 05, 2005

"There´s no Turning Back now..."

que é como quem diz..." Não podemos olhar para trás!"

Está ai o Deadline da Alta Velocidade Portuguesa, a época, (e ainda bem que está entregue a quem já demontrou saber e competencia para levar esta obra a bom porto)das grandes decisões, com a recente Reunião entre a Secretária de Estado dos transportes,Espanhola e o correspondente Luso;
Aí, um primeiro atrito a pedir urgente entendimento: Espanha está Determinada a ter uma Linha de Alta Velocidade Mista,em via dupla.
Portugal? Bem...temos de ver isso...Escusado será dizer que os custos de manutenção para o lucro previsivel, serão a multiplicar por três,uma vez que grande parte do desgaste das linhas actuais pode ser atribuido aos comboios de carga.

Se tudo correr bem e optando pelo percurso anunciado, que creio ser o mais acertado,de construir uma via de AV de Raiz, passando por V.N.Gaia, Aveiro,Coimbra,Leiria, E chegada ao Carregado segue em viaduto para a Margem sul,por forma a contornar a elevada densidade populacional da Capital,servindo também para dar Ligação ao Pinhal Novo, e a todo o eixo de Setúbal. ai volta a cruzar o rio entrando em Lisboa na Ponte Barreiro-Chelas.
Actualmente , caso as obras se iniciem no final deste ano ou inicio de 2007, preve-se(fora atrasos)2014 como possivel data de conclusão.

Foi também anunciado para breve,a quadriplicação da via entre Chelas e Braço de Prata (adeus pn dupla,adeus guarda de pn adeus edificio peculiar...adeus.mas primeiro registarei tudo fotograficamente.
por forma a preparar o futuro mas também de melhorar a velocidade comercial naquele troço da linha de cintura e possibilitar ao operador privado Fertagus, atingir a estação do Oriente.

Por tudo isto é que eu,tenho esperança e grato, constato que ainda há quem queria fazer as coisas como deve ser...custe o que custar.

até breve. :)

3 comentários:

Anónimo disse...

De facto, parece que os responsáveis já se deixaram de ideias estapafúrdias e começaram a ganhar consciência das coisas...
Confesso que a ideia de sair de Lisboa, ir ao Barreiro, e depois dar a voltinha até ao Carregado para ir para Norte parece-me estranha, mas até faz sentido.
O tempo que se perde na "voltinha" se calhar também seria perdido na travessia suburbana que o comboio teria de fazer na alternativa "normal". E é capaz de sair mais barato e simples, assim (fazer o "TGV" passar pela zona de Vila Franca era tramado!!).
Ah, e se o novo aeroporto de Lisboa for para o Rio Frio (ali pertinho do Pinhal Novo), aí então é uma maravilha!

NOHAB disse...

sim, de facto é bastante melhor fazer o tgv pasar pela margem sul do que "enfiá-lo" na saturada malha urbana dos arredores da Capital;

Também me parece que Rio Frio era o Ideal, mas n sei se isso acontecerá...já há muitos interesses instalados na Ota...vão ser mais uns milhões deitados a rua, por um capricho.

Patacôncio disse...

Rio frio agora e para o autodromo...autodril dix it