sábado, agosto 05, 2006

Dança do Adeus?...Leiam atentamente

Tantos rodeios para fecharem mais umas linhas? EDP, tens mais uma barragenzita, cortesia de Mario Lino...vai arranjando o tacho.

Lido num fórum sobre a decisão de Encerramento do Tua, pelo ministro coisa e tal...

Triste sina a do caminho de ferro...

"Acabou de passar esta notícia.
Acompanhado de uma entrevista ao presidente JOSÉ SILVANO alguns
utentes, todos mais ou menos indignados.
O presidente de Mirandela disse(..e concordo) que se a verdadeira razão fosse o
défice
de exploração, primeiro tinham que fechar o Metro de Lisboa e do
Porto,
e insinua um favor do ministro aos interesses da EDP e da
barragem.
Dizem que a linha é utilizada em média por 300 utentes por dia.


300 passageiros(por dia na linha do Tua), assim dito pode parecer pouco.
Mas considerem que o concelho de Mirandela (cidade e freguesias
rurais) tem ao todo 11100 habitantes, Carrazeda de Ansiães e Alijó
têm, os dois juntos 15000(dados de 2001), sendo que nestes dois a
linha passa muito longe dos grandes centros.
As circulações Mirandela TUA são três ( 2 e meia, vejam o horário) em
cada sentido. Cada LRV2000 tem 48 lugares sentados.
Visto tudo isto, circulam em média cheias, ou se um horário andar
vazio, outro andará muito sobrelotado!
Já aqui se discutiu como com uma oferta diferente, o resultado para
as mesmas despesas de manutenção da linha seriam muito diversos.
Mas como diz o Poncio Meireles, não interessa nada, é para fechar!


Comento que não admira que só haja 300 passageiros por dia.
Com apenas 3 LRV em cada sentido, até me admira que a linha leve
tanta gente.
Talvez (talvez!!!!) isso queira dizer alguma coisa.
Tipo... que é necessária, e tal... para as pessoas...
Ah, pois é, já me esquecia que isso não interessa nada.

Acho tão giro quando se fecha uma linha porque “não há pessoas, não
há mercado”.
Depois criam uma ciclovia para “servir as pessoas, o mercado”.
Pois.

Mais giro que isso, só mesmo o facto de fechar linhas que, dizem,
são deficitárias - depois é que descobrem que era precisamente a
existência dessas linhas que garantia que outras linhas não eram
deficitárias.
Ou o que é que acham que vai acontecer à linha do Douro daqui a
alguns anos, se esta nova vaga de encerramentos for em frente?
Mas, lá está, isso não interessa nada, não é?


Interessa lá agora....y los ladrones siguen impunes"!!

Sem comentários: