terça-feira, janeiro 25, 2005

mais umas axas para a fogueira....para pensar

Foi hoje noticiado na Comunicação Social, que no ano passado fora anunciado, que em Janeiro, já seria posivel fazer Lisboa-Porto em 2:45 e logo de seguida, 2:30;
Hoje, desmentiu-se e adiou-se:
Afinal já não será em Janeiro, nem em Fevereiro; provavelmente no inicio de Março será possível ir de Lisboa ao Porto em 3:30.
A empresa não deu qualquer justificação para o atraso face ao previsto, mas fonte da Refer indicou que a causa serão as obras na Pampilhosa e nalguns troços mais melindrosos.
Agora, pensando um pouco, já foram gastos na Linha do Norte, €1000 milhões, e mais €500 milhões, se não houver derrapagens, devem ser gastos antes de esta se dar por concluída;

O Comboio de Alta Velocidade irá ligar Lisboa e Porto em 1:15, ficando, segundo a Operadora,a actual Linha do Norte afecta a serviços regionais e de mercadorias.

Então...Justificava se esta intervenção tão profunda? para depois só ser usufruida pelos utentes dos regionais e pelos comboios de mercadorias?

O que será feito dos Intercidades? Pura e simplesmente terminam com eles, como fizeram c0m o Interregional?

Será a Linha do Oeste, como li, num semanário Regional, reabilitada para servir o comboio de alta velocidade?

O que será feito das linhas Alentejanas?

prentendo em breve , desenvolver o tema das linhas alentejanas, esse paradigma da negligencia, da desertificação....

1 comentário:

Anónimo disse...

Vamos por partes:
Este é um claro exemplo da bandalheira que vai nas cabeças dos responsáveis pela ferrovia em Portugal. E não é só de agora...
Tal como você diz, que sentido faz gastar fortunas na modernização de uma linha, capacitando-a para velocidades na ordem dos 160/220 (não pendulares/pendulares), para depois por lá regionais e mercadorias a circular, que possivelmente nunca vão atingir os tais 220? (e mesmo os 160...)
Mas eu pergunto mais: porque é que não puseram travessas bi-bitola? Para ter de fazer tudo de novo quando houver a (previsível) mudança de bitola para europeia?
Será esta uma forma de depois dizerem: "bem, portugueses, como podem ver a gente farta-se de gastar dinheiro na ferrovia. se calhar até gastamos a mais. que tal acabar com a ferrovia e meter mais meia dúzia de auto-estradas?"